domingo, 30 de outubro de 2011

DIGNIDADE À SÁUDE MENTAL

ABAIXO A POLÍTICA DE PRIVATIZAÇÃO QUE LEVA A DESASSISTÊNCIA

Somos trabalhadores do SUS, no CAISM da Água Funda somos trabalhadores de saúde mental e há anos lutamos para efetivar as conquistas da reforma sanitária e da reforma psiquiátrica. Falamos também por milhares de usuários que já atendemos e por toda uma história de respeito à dignidade da pessoa em sofrimento psíquico. Falamos também pelos movimentos sociais e por todos que defendem os direitos humanos e são contra políticas de higienização social.
Articulado pelo defensor do “manicômio álcool e drogas” Ronaldo Laranjeira e pelo “privatizador” Alckmin está acontecendo a “venda” do CAISM Água Funda através da privatização, via o modelo de Organização Social (OSS), para uma possível administração de Laranjeira e sua entidade vão transformar um Centro de excelência em saúde mental em um centro de internação de álcool e drogas para atender as demandas de uma “higienização social” absurda que querem promover com a chegada de grandes eventos, Copa do Mundo e Olimpíadas.
Aqui neste Centro de Saúde Mental, CAISM - Centro de Atenção Integral em Saúde Mental “Dr. David Capistrano da Costa Filho”- da Água Funda, avaliado pelo PNASH (Programa Nacional de Avaliação de Serviços Hospitalares) como o melhor da grande São Paulo em 2005, está em vias de acontecer um grande ataque à saúde das pessoas em sofrimento psíquico e seus familiares, ao serviço e à politica de saúde mental, dos trabalhadores e aos usuários do SUS.
Somos contra qualquer forma de privatização da saúde. Acreditamos que para a implantação de um novo serviço que sabemos ser necessário, que é o atendimento ao usuário de álcool e drogas, um serviço de qualidade reconhecida não precisa deixar de existir. Para assistir o dependente químico estão incentivando a desassistência dos usuários psicóticos e com outros sofrimentos mentais, somos a favor de assistir sem desassistir.
A pretensão é extinguir um serviço de excelência e modelo em saúde mental que segue estritamente a política da reforma psiquiátrica da Lei Paulo Delgado 10.216. Queremos saber:
- Quem fará a reabilitação psicossocial de 34 moradores e todos os outros usuários desse serviço?
- Quem evitará internações desnecessárias de usuários atendidos no HD (Hospital Dia)?
- Quem atenderá as recaídas e ou re-agudização dos usuários de drogas com problemas de saúde mental?
- Qual serviço será referenciado para atender pacientes em crises?
- Será que o governo do estado para construir um serviço precisa destruir outro?
- Para onde irão os trabalhadores desse serviço que se especializaram, se qualificaram e trabalham em uma instituição reconhecida pelo PNASH como o 1º da grande São Paulo?
- Para onde vai o investimento financeiro e aplicação de novas tecnologias implantadas nesse serviço?
Os trabalhadores e usuários estão indignados e nós vamos lutar pelo que acreditamos, pelo nosso trabalho e pela nossa história. Fazendo a luta política, jurídica e principalmente fazendo a luta nas ruas, assim como os diversos movimentos internacionais, dos indignados da Espanha, dos estudantes do Chile, do Ocupe Walt Street dos Estados Unidos.
Em defesa da reforma sanitária e da reforma psiquiátrica:
Somos contra a mercantilização da saúde
Somos contra a privatização do CAISM da Água Funda
Somos contra o “despejo” e a desassistência em saúde promovida por esta política
Comissão de mobilização em defesa do CAISM da Água Funda.
Contato
Paulo Spina – (11)73734783
Rosana Karla – (11) 95420661

Nenhum comentário: