quarta-feira, 16 de março de 2022

NOTA DE ALERTA DO FÓRUM ALAGOANO EM DEFESA DO SUS : A CONTINUIDADE DO USO DE MÁSCARA É NECESSÁRIA


A Organização Mundial da Saúde NÃO declarou o fim da pandemia. O uso da máscara facial, até mesmo depois da completa cobertura vacinal, é uma medida custo-efetiva de proteção e de salvação, e que o surgimento de novas variantes, como tem ocorrido desde que a pandemia começou, e que podem ser mais transmissíveis, só fortalece a necessidade do uso das máscaras. Essa foi a conclusão de um estudo publicado na importante revista científica The Lancet¹, nesse mês de março.

Segundo nota técnica² da FioCruz, o uso de máscara facial é uma medida protetiva prioritária nos transportes públicos, especialmente em horários de pico, e em ambientes com aglomeração, e que se deve retirar, inicialmente, o seu uso quando a pessoa estiver ao ar livre.

O cientista Miguel Nicolelis³ recomenda que a população siga usando máscaras. Ele diz que desobrigar o uso de máscaras agora é tentar confundir a sociedade sobre o estado real da pandemia no Brasil. Nicolelis diz ainda que “esta narrativa perversa e irresponsável continua levando a mais mortes e a mais casos crônicos de Covid.”

Diante do exposto o Fórum Alagoano em defesa do SUS se posiciona contrário a não obrigatoriedade do uso de máscara facial em Maceió, principalmente, em ambientes fechados, conforme decreto municipal .(Gabinete do Prefeito - GP DECRETO Nº. 9.187 MACEIÓ/AL, 11 DE MARÇO DE 2022. Dispõe sobre a liberação facultativa, a critério exclusivo do responsável pelo local, o uso de máscaras faciais.)

Aqui em Alagoas, a Dra. Vânia Pires, presidente da Sociedade Alagoana de Infectologia, em entrevista recente, orientou a continuidade do uso de máscara facial, principalmente em ambientes fechados, e por pessoas idosas, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos, e alertou para o entendimento que as pessoas podem fazer desse decreto municipal, ou seja, da não obrigatoriedade do uso da máscara em qualquer condição, situação ou local. Para a infectologista, o uso de transporte coletivo (ônibus, avião etc) e a permanência em ambientes fechados são situações que requerem essa medida de proteção, que não tem contra indicação e não afeta economicamente a sociedade.


Máscaras protegem! Negacionismo mata! Defenda o SUS!

Fórum Alagoano em defesa do SUS (FórumSUS), em 16 de março de 2022.

___________________________

Fonte:

 ¹ “Maintaining face mask use before and after achieving different COVID-19 vaccination coverage levels: a modelling study”

² Nota Técnica Nº2/2022 - GT Retorno às Atividades Escolares Presenciais – FIOCRUZ sobre o uso das máscaras no ambiente escolar em contexto da pandemia de COVID-19.

³https://www.blogdobg.com.br/use-mascaras-e-diga-nao-ao-absurdo-alertanicolelis/


Nenhum comentário: