O Fórum Permanente contra as Fundações de Direito Privado e em Defesa do Serviço Público e dos Direitos Sociais pede criação imediata de serviço de referência para realização de cirurgias cardíacas pediátricas em recém-nascidos no estado de Alagoas.
O Fórum desde 11 de março deste ano denunciou ao Conselho Estadual de Saúde que no ano de 2008 e nos dois primeiros meses de 2009, dos 14 recém-nascidos cardiopatas com indicação cirúrgica atendidos no Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes e na Maternidade Escola Santa Mônica, 08 foram a óbito.
O Fórum ressalta que no Plano Estadual de Saúde (PES) já estão garantidos recursos financeiros para o funcionamento deste serviço, pois a meta física financeira para o ano de 2008 foi de R$ 1.200.000,00 e de R$ 3.600.000,00 para o ano de 2009, indicando que o serviço já deveria ter sido implantado evitando a morte das 8 crianças aqui mencionadas.
A mobilização atual é para salvar a vida de Maria Clara, criança cardiopata que nasceu no Hospital Universitário e se encontra a espera de intervenção cirúrgica há quatro meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário