quarta-feira, 21 de março de 2012

Após o CONSUNI (19/03/12)

Caros Companheiros e Caras Companheiras,

No dia 19 de Março iniciou-se a votação do Regimento do Hospital Universitário, no Conselho Universitário (CONSUNI) da UFAL.
Momento importante para a sociedade alagoana frente à conjuntura de possibilidade da entrega do Hospital Universitário/UFAL e dos demais HUs do Brasil para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
Diante desta iminência, o Fórum de Alagoas em Defesa do SUS e Contra a Privatização participou das reuniões do Conselho Diretor do HU e depois de vários embates, conseguiu, com a importante colaboração de vários membros deste Conselho representantes das Unidades de Ensino da área da saúde, inserir algumas mudanças neste Regimento no sentido de: reafirmar o HU como Hospital-Escola público-estatal; democratizar sua gestão com uma maior participação dos segmentos que integram o HU: trabalhadores, estudantes e usuários; valorizar na sua estrutura administrativa as profissões da área da saúde.

No CONSUNI, diante da tentativa de inverter a ordem da apreciação do Regimento do HU por parte do Reitor, conseguimos, de forma organizada e com unidade, garantir a leitura do belo parecer da Conselheira Risonilda que com contundência, o apresentou como um parecer construído por um coletivo: o Fórum em Defesa do SUS. A votação que permitiu a leitura do referido parecer foi de 30 votos contra 14.
Penso que este debate adensou forças contra a implantação da EBSERH, como era nossa intenção desde o início. A apreciação e votação do Regimento continuará em outra reunião do CONSUNI, devido ao esgotamento do tempo.

Cabe agora continuarmos firmes nos propósitos de impedir a implantação da EBSERH no HU.
O próximo evento será no próximo dia 26/03 (segunda-feira), às 9h, no mini-auditório do HU. Será uma reunião do Tribunal de Justiça, coordenada pelo desembargador Jaime Magalhães, para saber o posicionamento do Reitor da UFAL quanto à implantação da Empresa. Participarão desta reunião o Secretário Estadual de Saúde, Secretário Municipal de Saúde de Maceió, Representantes do MPE, MPF, TCU, Defensoria Pública, etc. Está prevista uma visita dessas personalidades às instalações do HU, a partir das 8 horas deste dia.
Será necessário uma boa mobilização anterior no HU, para explicar o que é a EBSERH e formar opinião sobre os prejuízos que a implantação desta Empresa pode trazer.

Vamos mostrar que a EBSERH faz mal à Saúde e à Educação Pública!
É uma questão de lucidez, ética e compromisso com a saúde e a educação
pública impedir a implantação da EBSERH no HU/UFAL.
Segue, em anexo, o Manifesto em Defesa do HU/UFAL público-estatal, como
instituição de ensino vinculada à UFAL.

A luta continua!

AbraSUS,
Valéria Correia

Nenhum comentário: