sábado, 29 de outubro de 2011

Célia Rocha votou a favor da privatização dos Hospitais Universitários no Brasil

Mais quatro deputados da bancada alagoana também votaram sim


Redação
Agência Câmara

O portal 7 segundos levantou os nomes dos deputados alagoanos que votaram a favor do Projeto de Lei que privatiza os Hospitais Universitários do Brasil, o projeto de n° 174911, do executivo, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para administrar Hospitais universitários federais e regularizar a contratação de pessoal desses órgãos, atualmente feita por fundações de apoio das universidades em bases legais frágeis tem gerado uma grande polêmica entre os movimentos sociais do país.

O projeto foi aprovado pelo plenário da câmara Federal por 240 votos a 112, em Alagoas o projeto contou com cinco deputados da bancada, que votaram a favor da privatização, entre os nomes encontra-se o da Deputada Federal Célia Rocha (PTB), Renan Filho (PMDB), Joaquim Beltrão (PMDB), Arthur Lira (PP),Givaldo Carimbão(PSB).

Célia Rocha além de médica já foi secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, e surpreendeu aos seus eleitores com a sua posição a favor da privatização dos Hospitais universitários no Brasil, os movimentos sociais brasileiros confirmam que os deputados ignoraram a posição dos conselhos estaduais e Nacional de Saúde transferindo a responsabilidade da gestão de serviços públicos da Saúde a “Fundações de Direito Privado”.

Outras questões levantadas pelos movimentos estão relacionadas aos servidores que estariam com seus direitos ameaçados, já que perderiam a estabilidade no emprego. Ao contrário da carreira única, que a consolidação do SUS poderia garantir

Pessoal
Segundo o projeto os 53,5 mil servidores públicos que trabalham nos hospitais universitários federais poderão ser cedidos à nova empresa, assegurados os direitos e vantagens que recebem no órgão de origem.

No caso dos 26,5 mil funcionários recrutados pelas fundações de apoio das universidades, eles poderão ser contratados temporariamente por até cinco anos sob o regime celetista.

O governo argumenta que as fundações de apoio não conseguem atuar de forma complementar e alinhadas com as diretrizes governamentais e das instituições, provocando perda de capacidade de planejamento e de contratação de serviços.

O portal 7segundos tentou entrar em contato com a assessoria da deputada para ouvir sua posição sobre o projeto, mas não obtivemos êxito.

Fonte: http://www.7segundos.com.br/noticias/editoria/alagoas/celia-rocha-votou-a-favor-da-privatizaco-dos-hospitais-universitarios-no-brasil/2109

Nenhum comentário: