segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Estado não apresenta proposta para ampliar leitos no HU

Município de Maceió diz que sozinho não pode viabilizar projeto

Fonte: Ascom/MPT-AL

Em audiência realizada na última sexta-feira, 18, no Ministério Público do Trabalho, o governo estadual não apresentou nenhuma proposta para viabilizar a ampliação dos 96 leitos no Hospital Universitário. O secretário estadual de Saúde Alexandre Toledo não compareceu, mas seu representante, Carlos Eduardo Diógenes, alegou que há não disponibilidade financeira, uma vez que o Ministério da Saúde não vai enviar recursos para o projeto.

De acordo com o procurador do trabalho Rodrigo Alencar, a proposta de ampliação de leitos no HU voltou à estaca zero. “É lamentável que, diante da situação caótica da saúde pública no Estado, falte interesse dos gestores em, de fato, resolver a situação. O que ainda me deixa surpreso é que o próprio governador (Teotônio Vilela Filho) demonstrou ao MPT ter todo interesse de implantar os novos leitos, solicitando, inclusive, a liberação para contratação temporária e, mais de um ano depois, nenhuma proposta foi apresentada”, observou Alencar.

Quanto ao Município de Maceió, o secretário de Saúde Adeilson Loureiro disse que não havia recursos próprios para financiar a ampliação do HU, mas que tem interesse na ativação dos novos leitos. Ele pediu novo prazo para que seja feita análise financeira para saber qual percentual caberá ao município e se haverá recursos disponíveis.

Diante da situação, o procurador declarou que a saída é buscar medidas judiciais. Será marcada reunião com os ministérios públicos Federal e Estadual para atuação conjunta.


Nenhum comentário: