segunda-feira, 16 de abril de 2012

Profissionais da saúde e estudantes protestam contra Privatização do HU

14:04 - 10/04/2012
Da Redação



Estudantes, professores e profissionais da área de saúde ligados a sindicatos, movimentos sociais e ao Fórum Estadual Contra a Privatização da Saúde, protestaram, no calçadão do Comércio de Maceió, no inicío da tarde desta terça-feira (10), contra privatização do Hospital Universitário do Estado (HU). Eles tentam impedir a implantação da Lei 12.550/2011, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para gerenciar os Hospitais Universitários do país, assinada pela presidente Dilma Rousseff.

Os manifestantes temem que o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), usado na formação de diversos estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), seja privatizado.

“Com a possível privatização do Hospital Universitário, a população alagoana que depende exclusivamente do serviço do SUS (Serviço Único de Saúde) será prejudicada, pois haverá redução de leitos e falta de profissionais. Além disso a privatização impedirá a realização de concurso público. Também os estudantes serão afetados ”, explicou a coordenadora do Fórum em Defesa do SUS e Contra a Privatização do HU e professora da Ufal, Valéria Correia.

O ato tem o objetivo de alertar a população sobre os problemas que podem surgir após a aprovação da privatização. Os participantes também recolheram assinaturas em um abaixo-assinado que deverá ser entregue ao Conselho Universitário da Ufal, que deverá realizar votação até o final do mês de junho para decidir se aceita ou não a implementação da Lei 12.500/2011.

Fonte:
http://tudonahora.uol.com.br/noticia/maceio/2012/04/10/182229/profissionais-da-saude-e-estudantes-protestam-contra-privatizacao-do-hu

Nenhum comentário: