sábado, 2 de maio de 2020

Ampliação imediata do número de leitos clínicos e de UTI para COVID-19 no estado de Alagoas.






É preocupante a insuficiência de leitos clínicos e de UTI para atender aos doentes da Covid-19 nos próximos meses. De acordo com o Mapa de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, de 17/04/2020, existem 31 leitos intermediários, 177 leitos clínicos e 94 leitos de UTI (83 adultos e 11 pediátricos) disponibilizados exclusivamente para o tratamento da Covid-19 em Alagoas. As estimativas de leitos necessários para atender as pessoas com a Covid-19, nas próximas semanas, no estado de Alagoas, é bem superior ao disponibilizado atualmente.
Portanto, algumas ações são necessárias:
✓ Ampliação imediata do número de leitos clínicos e de UTI, e que esses sejam distribuídos de forma equitativa nas regiões de saúde do estado de Alagoas, para que mortes sejam evitadas em todo estado.
✓ Controle e coordenação da utilização de todos os leitos públicos e privados pelo SUS, mediante a instauração de um sistema de regulação unificado de leitos gerenciados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL). O acesso deve ter por base critérios clínicos e epidemiológicos, sem discriminação pela capacidade de pagamento individual.
Segundo informações da SESAU, publicada no dia 27 de abril de 2020 pelo site Agência Alagoas, em uma semana (de 20 a 27 de abril) a taxa de ocupação de leitos aumentou de 17% para 35%.
Além disso, a Sociedade Alagoana de Infectologia (SAI) tem demonstrado preocupação com a velocidade de evolução da doença para casos críticos, o qual tem esgotado as redes de saúde, gerando seu colapso. A estimativa apresentada pela SAI, em seu relatório, é de que chegue a mais de 4 mil internações em um mesmo dia. Segue abaixo a carta aberta disponibilizada pelo órgão.
Portanto, reforçamos a necessidade de medidas que garantam o isolamento social horizontal e a ampliação imediata da capacidade de leitos a toda população.
.
.



Referencias:

Nenhum comentário: