domingo, 18 de março de 2012

Abertura da Campanha da Fraternidade em Maceió, AL



No dia 10 de março de 2012, a Arquidiocese de Maceió deu início à abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2012, que traz como tema “Fraternidade e Saúde Pública” e como lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” deu início a Campanha da Fraternidade com um ato público em frente ao HGE. Além do Fórum SUS estiveram presentes, o provedor da Santa Casa e o Secretário Estadual de Saúde além das várias paróquias da cidade de Maceió.


O Provedor da Santa Casa falou que o problema da saúde pública do estado está no financiamento dos recursos, a mesma causa foi repetida pelo secretário estadual da saúde. Depois das falas, deu-se início a caminhada até a Paróquia de São José.


Chegando na paróquia houveram mais falas em torno da saúde pública do estado, o Fórum SUS teve espaço para expor seu posicionamento. Enquanto a pesquisadora Sandra falava manifestava o posicionamento do fórum, os demais distribuíram o manifesto contra a EDSERH, na fala Sandra foi firme em afirma que o FÓRUM SUS é contra a qualquer tipo de privatização da saúde, assim expôs aos presentes a situação do HU sobre a ameaça privatização. A pesquisadora Isabella Moreira também fez uma fala pelo Fórum, onde expôs dado técnicos de sua pesquisa sobre o montante de recursos que é repassado para os hospitais privados/filantrópicos na área da saúde de Alagoas, os quais ultrapassam os recursos que é destinado ao serviço público.


Também falaram: o Deputado estadual Judson Cabral, o Diretor acadêmico do HGE, o representante da pastoral da saúde em Alagoas e o representante da pastoral da terra.


Ao final das falas Dom Antônio Muniz, falou que o objetivo da Campanha desse ano em Alagoas é criar um fórum estadual que debata a saúde com os vários movimentos sociais.


Dom Antônio Muniz informou que no dia 19/03/12 às 15h00, haverá uma sessão publica especial com a Assembléia legislativa de Alagoas e a Câmara Municipal de Maceió. A sessão será realizada na ALE. O Fórum foi convidado a participar. Ainda como informe o deputado Judson Cabral informou que nesse mês de março haverá a prestação de conta da saúde, e pediu para o Fórum também comparecer, ele disse que quando estivesse o dia estivesse definido informava ao Fórum.



Relato da Assistente Social, Viviane Medeiros, integrante do Fórum em Defesa do SUS e Contra a Privatização, que participou da abertura da Campanha da Fraternidade em Maceió.

Nenhum comentário: